Ações Sociais

PROJETO UNIBABY

O projeto faz parte do programa da Medicina Preventiva da Unimed Lençóis Paulista e visa a saúde da mulher, atenção ao pré-natal, parto e puerpério, alimentação saudável da gestante e do bebê, e orientação psicológica aos pais e família nessa nova fase. As palestras acontecem a cada três meses, sendo que em cada UNIBABY há três dias de palestras consecutivas, ministradas por especialistas da área de Ginecologista/Obstetra, Nutricionista e Psicólogo.

O programa aborda várias ações preventivas, que contribuem para esclarecimento de dúvidas e orientações sobre a gravidez, trabalho de parto, parto, nutrição da gestante e atividades físicas durante a gravidez. Os cuidados com o bebê é enfatizado com técnicas de amamentação, banho do recém-nascido, incluindo o calendário de vacinas no 1º ano de vida.

As palestras são gratuitas e atende a população em geral, portanto, qualquer pessoa interessada poderá participar independente do vinculo com a UNIMED.

As gestantes podem levar seus acompanhantes (maridos), ou qualquer outra pessoa que esteja envolvida com a mesma (mãe, sogra, irmãos, etc...).

Ao final de cada palestra é oferecido aos participantes um coffee, onde é realizado sorteios de brindes.

O principal objetivo desse projeto é dar condições a gestante de ter uma gravidez saudável, com enfoque sobre as vantagens do parto normal e amamentação.

O próximo UNIBABY está agendado para os dias 09, 10 e 11 de Junho/2015.

PROJETO VIVER BEM

O projeto faz parte do programa de Medicina Preventiva da Unimed Lençóis Paulista. Ele é constituído por equipe multidisciplinar formada por médico, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta e preparador físico, e atende portadores de obesidade, hipertensão arterial e/ou diabetes.

Os profissionais atuam no combate ao sedentarismo, reeducação alimentar, visando a promoção, recuperação e/ou manutenção da saúde, controle de peso, hipertensão arterial e glicemia, e intervenção psicológica, identificando emoções e mecanismos que dificultam o sucesso do emagrecimento.

As palestras são ministradas pelos especialistas da equipe e acontecem às primeiras quartas-feiras de cada mês, no auditório da Unimed de Lençóis Paulista, às 19h30.

As palestras são gratuitas e atendem a população em geral, portanto, qualquer pessoa interessada poderá participar independente do vinculo com a UNIMED.

A intenção do programa é motivar os participantes em adquirir novos hábitos de vida, uma vez que a carência de vitaminas e nutrientes ou excesso de alimentação inadequada, falta de exercícios físicos e presença de transtornos psicológicos, favorecem para o surgimento de doenças nutricionais.

Ao término de cada palestra, o público presente é pesado, com o auxílio de uma balança digital e é feito a avaliação do IMC (índice de massa corporal). Os que estão sempre participando das palestras, concorrem a um brinde para o que tiver perdido mais peso dentro de 1 mês (tempo de uma palestra para a outra). Essa atitude é uma forma de incentivo para continuar no objetivo de vida saudável.

Os portadores de Diabetes e Hipertensão Arterial são acompanhados todas às terças-feiras, às 7h30 no DSO (Departamento de Saúde Ocupacional), onde é realizado por profissional capacitado, a aferição da pressão arterial e controle de glicemia dos pacientes.

O principal objetivo desse projeto é dar condições a população, através de medidas simples, como a educação alimentar, incentivo a atividade física e apoio psicológico, promovendo qualidade de vida, recuperando e/ou prevenindo o surgimento de doenças crônicas.

PROJETO GAPSDOWN

Atende e assiste pessoas nascidas com Síndrome de Down.

O projeto oferece palestras educativas com Psicólogas, Fonoaudióloga, Nutricionista e Terapeuta Ocupacional. Tem como objetivo orientá-las e prepará-las para inclusão na sociedade, obtendo qualidade de vida dentro de suas possibilidades.

VIDA ILUMINADA

Atende e assiste pessoas com deficiência visual

O projeto oferece ensinamento de leitura e escrita em braille, letra ampliada em relevo, informática, musica e artes manuais. Tem como objetivo orientá-las e prepará-las para inclusão na sociedade, obtendo qualidade de vida dentro de suas possibilidades.

CTU – BASQUETE

Desde 2005 o projeto atende e assiste semanalmente cerca de 165 meninas de 7 a 14 anos que estejam estudando;

O projeto oferece palestras relativas à saúde, cidadania, higiene pessoal, alimentação, ambiente familiar, sexualidade na infância, alertas contra as drogas, entre outras e também materiais esportivos para treinos, uniformes completos e brindes em datas comemorativas;

Tem como o objetivo contribuir para a formação de adolescentes, preparando-as para o exercício pleno da cidadania e agregando sua responsabilidade social de preocupação com a comunidade à imagem da melhoria da qualidade de vida em função da prática esportiva, evitando a evasão escolar. Existem cinco polos de treinamentos: Ginásio Tonicão, Toniquinho, CSEC, ETEC e a Quadra Nelson Brollo.

PROJETO PLANTAR

Atende e assiste todos os recém-nascidos no Hospital Piedade e Santa Casa de Macatuba, onde já é projeto de Lei;

O projeto oferece uma muda de árvore para ser plantada e cuidada em paralelo ao crescimento do bebê.

Tem como objetivo motivar a consciência ambiental da criança e da família logo nos primeiros meses de vida. A continuidade dos cuidados com a planta e com o bebê representa a responsabilidade ambiental, imprescindível à vida humana e à do planeta. Um simples ato de plantar incentiva e resgata a vontade de construir um mundo melhor, a Natureza respira e o planeta Agradece.

CORAL LENÇÓIS PAULISTA e MACATUBA

Atende e assiste crianças do 3º ao 6º ano;
O Coral de Lençóis Paulista atualmente conta com 54 crianças;
O Coral de Macatuba atualmente conta com 36 crianças;
O projeto oferece cesta básica, uniformes, brindes em datas comemorativas e ensaios semanalmente.
Tem como o objetivo incentivar a arte e o fascínio que a música exerce; colaborar com o processo de qualidade de vida das crianças, bem como a realização pessoal.

Buscar Médico: